terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pata-de-elefante - Beaucarnea recurvata



  • Nome Científico: Beaucarnea recurvata
  • Sinonímia: Beaucarnea tuberculata, Nolina recurvata, Nolina tuberculata
  • Nome Popular: Pata-de-elefante, nolina, biucarnea
  • Família: Ruscaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: México
  • Ciclo de Vida: Perene
A pata-de-elefante é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e aspecto escultural. Apesar de se assemelhar com as palmeiras, a pata-de-elefante não é uma palmeira verdadeira. Ela é considerada um arbusto ou arvoreta, que pode alcançar cerca de 5 metros de altura quando adulta. Seu tronco é muito ornamental, geralmente único com a base dilatada, para o armazenamento de água. Uma adaptação para sobreviver por longos períodos de estiagem.
Suas folhas são muito belas também, com um aspecto de cabeleira, dispostas em densos tufos nas extremidades dos ramos. Elas são coriáceas, achatadas, longas e recurvadas, com margens ásperas. As flores somente são produzidas nos exemplares mais velhos, já arbóreos. Elas despontam em inflorescências longas e eretas, com numerosas flores pequenas e esbranquiçadas. Ocorrem plantas fêmeas e plantas machos (espécie dióica).
As patas-de-elefante fazem muito sucesso no paisagismo, criando pontos de destaque no jardim. Sua beleza imponente e escultural pode ser valorizada isolada ou em pequenos grupos. Encaixa-se perfeitamente em jardins contemporâneos, de inspiração desértica ou tropicais. Devido ao lento crescimento, também é muito explorada como planta envasada, enquanto é jovem, para decoração de interiores, pátios, sacadas e varandas. É uma planta que praticamente não exige manutenção, mas que alcança altos valores no mercado de plantas ornamentais.
Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, bem drenável e irrigado a intervalos bem espaçados, para evitar o apodrecimento das raízes. É muito rústica, tolerando o calor e o frio, não suportando apenas o encharcamento. Multiplica-se por estaquia e por sementes produzidas apenas nas plantas fêmeas.

Fonte: http://www.jardineiro.net/br/banco/beaucarnea_recurvata.php


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Decoração de Jardim

Seguem algumas fotos da visita com colegas do curso de JARDINAGEM E PAISAGISMO na cidade de IVOTI na festa das flores em nov/11.

Lindo adorno para o jardim, mas custa tão caro....rsrs

Uma ótima idéia, além de reciclar , proporciona um belo descança no jardim

Mesa de pallets

Caninho zen para curtir a natureza

Cantinho zen para relaxar....

Delicado com um lindo pendente brinco-de-princesa

Cicas (Cycas revoluta)

 Primeira planta ornamental que irei expor é a Cica, acho essa planta mto bonita qdo plantada em jardins, podem ser em conjunto ou individual, traz um ar tropical ao jardim...segue as especificações:

Nome popular: Cica; Sagu; Palmeira-sagu; Sotetsu.
Nome científico: Cycas revoluta.
Família: Cycadaceae.
Origem: Japão e Indonésia.

A Cicas revoluta é pertencente à família Cycadacea. As Cycas, único gênero nessa família, são verdadeiros fósseis vivos, tendo sido muito abundantes no período jurássico.
São de alto valor comercial e se dividem aproximadamente 65 espécies, dentre elas, se destacam: Cycas revoluta e Cycas circinalis. São de grande aplicação no paisagismo.
São divididas entre machos e fêmeas, sendo que as machos possuem menos manchas nas folhas. Possuem crescimento muito lento, de aproximadamente 1 a 2 cm por ano, o que garante altos preços no mercado.

Cuidados: As cicas se desenvolvem melhor em locais bem iluminados, sendo recomendável o plantio em sol pleno. Em climas mais quentes ela pode ser plantada na meia-sombra. Podem ser plantadas tanto em climas quentes como em climas frios. Suportam bem o frio e condições secas e úmidas.
São geralmente pouco sensíveis à falta d'água. Devemos regá-las com mais freqüência nos períodos após o surgimento de novas folhas, mas evite deixar o solo encharcado.

Como reproduzir: Sua reprodução pode ser feita por sementes, cuja germinação e crescimento é muito demorado (podendo levar anos a germinar), ou por separação das brotações laterais. Vale lembrar que as brotações, depois de retiradas, devem ser secadas por vários dias em local fresco e seco para que não haja apodrecimento após o plantio.


Seguem fotos das cicas do meu jardim...



Esta cica este ano está abrindo a flor...então é uma fêmea....


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O jardim onde canta o sabiá....

Olá!

Primeiro post, não poderia de deixar de postar o jardim da minha casa, que aos poucos, estou, digamos assim "montando" com muito carinho, quero que fique do meu jeito, e essa sede de querer aprender mais me fez procurar um curso profissionalizante de JARDINAGEM E PAISAGISMO. Já perdi muitas plantinhas compradas por falta de conhecimento como local apropriado para plantar, clima, regas, adubação, mas com este curso, estou aprendendo que nada se perde, tudo reproduz....basta saber como fazer....